mPDF

Gerando PDF no CodeIgniter com mPDF

Está precisando gerar PDF na sua aplicação? Então esse tutorial é para você. Nele você irá aprender a instalar a biblioteca mPDF e gerar os arquivos PDF a partir de código HTML.

Montando o ambiente

Faça o download e instalação do CodeIgniter. Aqui no portal existem tutoriais ensinando esse processo:

Ao montar a estrutura de arquivos do ambiente, nomeie o diretório do projeto como gerando-pdf-no-codeigniter-com-mpdf.

Instalando a biblioteca mPDF

Para instalar a biblioteca mPDF você irá utilizar o Composer. Para isso, abra o terminal – ou o prompt de comando caso esteja utilizando Windows – e acesse o diretório do projeto (gerando-pdf-no-codeigniter-com-mpdf).

Estando no diretório do projeto, execute o comando abaixo para poder instalar a biblioteca.

composer require mpdf/mpdf

O processo de instalação pode demorar um pouco, pois será feito o download dos arquivos e dependências necessárias para a biblioteca funcionar.

Após concluir o processo de download, você poderá encontrar os arquivos no diretório “vendor”, localizado na raiz do projeto.

Configurando o autoload do Composer

Ao iniciar um projeto em CodeIgniter, ele traz configurado o seu próprio autoload mas como estamos utilizando o Composer para gerenciar os pacotes instalados, precisamos ajustar essa configuração.

Abra o arquivo “application/config/config.php” e localize a linha abaixo:

$config['composer_autoload'] = FALSE;

Substitua FALSE por “./vendor/autoload.php” para que assim o autoload do Composer também seja carregado e aos pacotes instalados fiquem disponíveis para uso dentro da aplicação.

Gerando o primeiro PDF

Para gerar o primeiro PDF, acesse o arquivo “application/controllers/Welcome.php” e altere o método index() conforme o código abaixo:

Viu como é fácil gerar um PDF a partir de um código HTML usando CodeIgniter?

Se você quer conhecer mais recursos da biblioteca, então acesse o site oficial e veja a documentação completa, com todos os recursos.

https://mpdf.github.io

Até a próxima!