Integrando a biblioteca PHPExcel com CodeIgniter

Integrando a biblioteca PHPExcel com CodeIgniter

Nesse tutorial veremos como criar arquivos do Excel (XLS e XLSX) com a biblioteca PHPExcel. Em 4 passos você estará pronto pra implementar a geração de arquivos XLS e XLSX em seus projetos bem rapidamente.

Os exemplos apresentados a seguir foram testados utilizando as versões 5.6 e 7.0 do PHP. Caso você encontre erros ao utilizar uma versão diferente do PHP, ou outros métodos da biblioteca que não serão apresentados nesse tutorial, entre em contato conosco.

Passo 1 – Download da biblioteca PHPExcel

Faça o download da biblioteca em https://phpexcel.codeplex.com/ e salve-o em um local de fácil acesso na sua máquina, vamos utilizá-lo mais adiante.

Passo 2 – Montando o ambiente

Faça o download e instalação do CodeIgniter. Aqui no portal existem tutoriais ensinando esse processo:

Ao montar a estrutura de arquivos do ambiente, nomeie o diretório do projeto como integrando-a-biblioteca-phpexcel-com-codeigniter.

Passo 3 – Copiando a biblioteca PHPExcel para dentro da estrutura do CodeIgniter

A base da biblioteca é composta por 1 arquivo chamado PHPExcel.php e um diretório chamado PHPExcel. Após o download e a descompactação do arquivo, você terá a seguinte estrutura de diretórios:

Estrutura de diretórios PHPExcel

Estrutura de diretórios PHPExcel

Copie os arquivos do diretório Classes para dentro do diretório application/libraries.

Após concluir a cópia, crie dentro do diretório do projeto um outro diretório chamado files. Será nesse diretório que os arquivos gerados serão armazenados.

Passo 4 – Criando os primeiros arquivos

Feita a instalação, vamos aproveitar o arquivo controller/Welcome.php para escrever os códigos que irão gerar os arquivos XLS e XLSX.

Para facilitar a compreensão e até mesmo o uso junto com a documentação oficial da biblioteca, os exemplos apresentados a seguir serão os mesmos da documentação oficial, devidamente adaptados para funcionar com o CodeIgniter.

Com o controller Welcome aberto, remova o método index existente nele e salve o arquivo. Em seguida, vamos criar um método construtor para poder carregar a biblioteca PHPExcel. Crie o método __construct conforme o código abaixo:

Agora que o método __construct já foi criado, vamos criar novamente o método Index, e agora ele vai conter o código responsável por criar uma planilha bem simples nos formatos XLS e XLSX. Crie o método com base no código abaixo:

De maneira semelhante, vamos criar um outro método chamado Formulas para criarmos uma planilha que possui fórmulas para cálculos baseados nos valores das células. Crie o método com base no código abaixo:

Viu como é fácil trabalhar com o PHPExcel integrado com o CodeIgniter? Leia a documentação da biblioteca PHPExcel e fique por dentro de todas as suas funcionalidades – que não são poucas – e aproveite ao máximo nos seus projetos. Ao fazer o download da biblioteca, junto dos arquivos vem um diretório chamado Examples, use esses exemplos para prosseguir com os estudos e implementações, basta fazer as alterações mínimas que foram apresentadas nos 2 métodos criados nesse tutorial.

Bons estudos e até o próximo tutorial!

button-codigo-fonte