sintaxe php

Sintaxe PHP alternativa para as views no CodeIgniter

Suas views possuem muito código PHP? Ou você usa algum template parser? Para deixar o código da view mais amigável e legível, vou mostrar para você como usar uma sintaxe PHP alternativa para os códigos mais utilizados nas views.

Foreach

O foreach é um dos loops mais utilizados nas views, e dependendo do volume de conteúdo que precisar ser adicionado em cada iteração, pode acabar ficando complicado identificar onde esse foreach termina. A sintaxe tradicional dele é:


foreach($variable as $key => $value){

//Código a ser executado

}

Estando na view, é quase certo de que o bloco de código não seja pequeno, ou seja, afastará a chave de fechamento do foreach da chave de abertura. Se dentro desse bloco de código existirem outros códigos php que necessitem de chaves para sua delimitação, começa a ficar difícil localizar de maneira simples e rápida onde cada bloco de chaves termina.

Para resolver o problema, veja a sintaxe php alternativa apresentada a seguir:


foreach($variable as $key => $value):

//Código a ser executado

endforeach;

Essa sintaxe substitui a chave de abertura por “:” e a chave de fechamento por “endforeach;”. Assim fica muito mais fácil identificar o fechamento do foreach, e seu código fica mais legível.

If/elseif/else

Verificar condições na view é uma rotina bastante comum, e existem casos que há uma cadeia considerável de ifs, elseifs e else, e a quantidade de chaves sendo abertas e fechadas deixa o código uma loucura.

Assim como o foreach, também há uma sintaxe php alternativa para o if. A sintaxe tradicional é:


if($condicao){

//Código a ser executado

}elseif($outros_condicao){

//Outro código a ser executado

}else{

//Outro código a ser executado

}

Em uma view, onde a maior parte do código é HTML, uma cadeia extensa de ifs deixará o código uma loucura. Para amenizar o problema, a sintaxe php alternativa apra o if é o ideal.


if($condicao):

//Código a ser executado

elseif($outros_condicao):

//Outro código a ser executado

else:

//Outro código a ser executado

endif;

Sua aplicação é simples, basta substituir as chaves de abertura por “:” e após o else usar “endif;”.

Viu como é simples melhorar a qualidade e organização do código na sua view apenas utilizando uma sintaxe php alternativa?

Espero que essa dica seja útil pra você. Até a próxima!