emails

Validação de email com a API MailBoxLayer

Validação de email é uma funcionalidade quase que padrão em sistemas, e em quase todos os casos usam as mesmas regras. Nesse tutorial vou mostrar como ampliar essa validação fazendo uso da api do MailBoxLayer, que mesmo sendo um serviço pago, é extremamente útil.

Chega de papo e vamos ao tutorial!

Download da classe auxiliar

Clique aqui para acessar o PHPClasses e fazer o download da classe auxiliar, que vai facilitar o uso dos recursos da API do MailBoxLayer.

Montagem do ambiente

Faça o download e instalação do CodeIgniter. Aqui no portal existem tutoriais ensinando esse processo:

Após montar o ambiente, lembre-se de configurar o arquivo autoload.php para que o helper URL seja carregado automaticamente, pois faremos uso da função base_url() que é disponibilizada a partir desse helper.

Copiando a classe para o projeto

Com o ambiente montando, é hora de copiar a classe auxiliar para dentro do projeto.

Ao fazer o download você obteve um arquivo compactado; descompacte o arquivo e copie mailboxlayer.class.php para dentro do diretório application/third_party.

Após concluir a cópia, altere o nome do arquivo para Mailboxlayer.php, e em seguida abra o arquivo e altere o nome da classe para Mailboxlayer.

Configurando a API KEY

Para utilizar a API do MailBoxLayer é preciso ter uma conta (pode ser free) para que obtenha a API KEY de autenticação. Para fazer o cadastro clique aqui e escolha o plano free. Em seguida é só preencher os dados para ter o acesso liberado ao painel e então obter sua API KEY.

Ao entrar no painel você verá logo no início da tela a sua API KEY, copie o código e cole na linha 27 do arquivo application/third_party/Mailboxlayer.php, onde é definida a variável $apiKey.

Criando o controlador

Com o projeto criado, vamos então começar a escrever a codificação necessária. Crie um controller chamado ValidacaoEmails.php contendo os seguintes métodos: __construct, Index e ValidaEmail.

O método ValidaEmail será o responsável pelo processo de validação do email, e receberá como parâmetro a string correspondente ao email a ser validado.

Veja no código abaixo a estrutura completa do controlador:

Criando a view

Para a view vamos utilizar uma estrutura bastante simples, somente com um formulário para informar o email, um botão para dar o submit e a exibição das mensagens de validação. Crie um arquivo chamado home.php conforme a estrutura abaixo:

Repare que após o formulário temos a exibição das mensagens de validação. Para isso usamos um foreach para fazer a iteração no array retornado.

Considerações finais

Viu como é fácil ampliar as funcionalidades de validação de email? Infelizmente o MailBoxLayer é um serviço pago, mas a versão free permite até 1000 requisições de validação, o que é mais do que suficiente para executar esse tutorial.

O MailBoxLayer disponibiliza sua documentação completa e pode ser vista em https://mailboxlayer.com/documentation.

Gostou? Tem outras sugestões? Então entre em contato conosco; pode ser pelo formulário de contato ou aqui nos comentários mesmo.

Até a próxima!

Veja o código-fonte no GitHub